domingo, 23 de agosto de 2009

TEM CULTO HOJE?


TEM CULTO HOJE?

Duas pessoas conversam entre si e uma pergunta à outra:
- Tem culto hoje?
- Não, nessa quarta e na outra a igreja vai apresentar uma peça.
O espetáculo citado chama-se A CASA DO JULGAMENTO, que a Primeira Igreja Batista em Éden produziu pela segunda vez. Sucesso absoluto de público e crítica!

O curioso nesse diálogo é que para algumas pessoas (durante essas duas semanas) não houve culto mesmo. Eu tive outra impressão: oito dias (período em que a peça ficou em cartaz) de culto, sim! Foram um dos melhores momentos da minha maturidade cristã. Dias alegres, difícies, de provações, de lutas, de brigas, de desentendimentos, de comunhão, de descontração, de adoração, de tensão, de tristeza, de oração, de novas pessoas, de novos relacionamentos, de fortalecimentos de outros... Mas, acima de tudo, dias de convicção! Dias de culto! Uma busca progressiva pela santidade perdida, deixar morrer o velho homem e deixar viver o novo!

O que é culto para você? É só ir à igreja e adotar uma forma mecânica de adoração padrão? Você presta culto a Deus quando ganha almas para Cristo através de um espetáculo teatral, ou quando guarda para si a benção (freqüentando a igreja constantemente sem convidar ninguém ao templo, sem compartilhar seus presentes espirituais com familiares, parentes, amigos, conhecidos, vizinhos...)?

O culto a Deus é acolher um necessitado ou dar cambalhota nos templos? A palavra de Deus diz em Deuteronômio 15.11: “...nunca deixará de haver pobres na terra...” (Tradução dA Bíblia Viva). Logo, nunca deixe de ajudar quem precisa de ajuda. Seja uma necessidade material ou espiritual. É só olhar à sua volta e parar de ignorar a miséria nossa de cada dia. “Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir o que vocês têm com os que passam necessidade, pois sacrifícios como esse são muito agradáveis a Ele” (Hebreus 13.16)

Será que Deus recebe seu culto quando você pula, marcha, grita, faz caras e bocas, fala em “línguas” que ninguém entende, mas não está com a sua vida diante do altar dEle? Nada contra exaltações, celebrações, muito pelo contrário! Um culto não é um velório (embora haja culto em velórios). Mas, até que ponto estamos sendo nós mesmos dentro e fora das igrejas?

Jesus disse a um jovem rico em Marcos 10.19: “Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falsos testemunhos; não defraudarás alguém; honra teu pai e tua mãe.”

Você conhece A Palavra, A Verdade, e para Deus isso é pior do que se não conhecesse: “...saber o que deve ser feito e não fazer é pecado.” (Tiago 4.17)

“E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mateus 27.46) Não é que Deus abandonou Jesus, é que naquele momento todos os pecados da humanidade estavam sobre Seu Filho, e Deus não tem parte com o pecado, Deus dá as costas ao pecado.

Se você está desobedecendo a Deus, dando as costas para Ele, como quer que sua vida seja abençoada? Você está cultuando a Deus de verdade? Ou brincando de ser crente, brincando de cultuar, sendo um dublê de adorador. Quem ama Deus, oferece o melhor a Deus! Lembrem-se: “O salário do pecado é a morte, mas a dádiva gratuita de Deus é a vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.” (Romanos 6:23)

O que Deus deve pensar quando jogamos lixo no templo, em volta da igreja, ou na nossa rua, em nosso bairro, na nossa cidade, no nosso estado? Ele recebe nosso culto assim? Deus não está aprisionado em igrejas. Deus é Deus 24 horas por dia!

Tem culto hoje no seu coração? Tem culto hoje na sua casa? Tem culto hoje na sua vida? Tem culto hoje na sua família? Tem culto hoje nos seus relacionamentos? Tem culto hoje no seu trabalho? Tem culto hoje na sua igreja? Vai haver culto amanhã? E depois?

Recentemente participei de uma reunião em ação de graças (que acabou virando um culto) promovido por um amigo que não é cristão, mas que pediu que eu levasse alguns membros da PIBE para sua casa. Ele gostou muito e quer marcar uma segunda visita.

Como é bom ver as pessoas que ainda não entregaram suas vidas a Jesus abrindo seus corações para nós ditos evangélicos, ditos crentes, ditos cristãos. Elas estão sedentas! Onde foi que nós escondemos nosso copo com Água?

Marcos Alexandre
Membro da Primeira Igreja Batista em Éden

Esse texto eu escrevi no início do ano passado, quando eu ainda ñ era o pai da Julia. E retornou pra mim hoje, domingo, Dia do Senhor (ñ creia no q os Adventistas pregam: o correto é guardar o sábado, quem guarda o domingo tem a marca da besta. Besta é quem acredita numa besteira dessas!). Aliás, Dia do Senhor são todos os dias de nossa vida!

Acabei de editar e atualizar esse texto no meu trabalho. Quando minha escala cai no domingo à noite fico com saudade de estar em minha igreja. Me contento com uma boa programação de vai de 20hs até às 23hs numa famosa rádio evangélica do Rio de Janeiro. Isso porque são programas independentes (o q me faz sintonizar essas rádios q se dizem gospel) de vários tipos de denominações. Começa com a transmissão de um culto integral da PIB de Niterói com a palavra do Pastor JOSÉ LAURINDO FILHO e vai se desenrolando através de pequenos programas variados, com pregações, mensagens, estudos, louvores, indicações, tira-dúvidas, entrevistas, debates...

"Louvado seja o meu Senhor, Aquele que me deu a vida pra eu poder cantar
Naquela tarde de domingo, quando decidi com Ele andar..."
(Louvado Seja, DJ Alpiste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário