segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O BRASILEIRO E O CRENTE


Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável.


"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

o texto abaixo foi publicado sem eu saber no boletim da igreja da qual sou membro exatamente no dia de meu aniversário. Uma grata surpresa e também um presente de meu Pastor Arildo Borges Xavier. É isso!

O BRASILEIRO E O CRENTE

Para os que passam pela vida distraídos existe sim uma diferença entre o cristão e o crente. O cristão é aquele que tem a consciência e o compromisso com a causa de Deus (que realmente foi batizado pelo Espírito Santo, dizimista fiel, ofertante idem que não fala quanto investe na obra evangelística, estudante da Bíblia, um servidor de Deus, etc.). Aquele que até pode cair, mas se levanta e não comete mais o mesmo erro por temor/amor ao Criador. 

O crente, ao contrário, frequenta a igreja (na maioria das vezes, só domingo à noite) sem compromisso. Nunca teve um encontro real com Jesus, não possui comprometimento com Deus, falta um despertar e uma consciência espiritual. Eu acredito nisso.

Assistindo tv recentemente, notei a mobilização nacional em torno do Pan-Americano e do Pára-Pan, um bonito sentimento de amor à pátria. Mas esse amor não se reflete no dia-a-dia. Falta amor próprio (libertar-se de vícios, cuidar da saúde...), amor ao próximo (não roubar, não matar, não ignorar os mendigos na rua, não aceitar suborno e propina, não furar a fila...) e amor coletivo (lutar pelos direitos do cidadão, cobrar deveres dos governantes, lutar por leis, reformas e legislações...).

É fácil reunir multidões numa Copa do Mundo, no carnaval, nas festas de final de ano, enfim, em datas especiais. Há muita vontade para fazer valer os direitos do povo, mas falta para valer os deveres.
Hoje, se você não rouba é um trouxa; se não tem "gatonet" é bobo, case virgem e torne-se um idiota; se ajudar os necessitados, é bobo; se anda correto, é visto com maus olhos; se deixa os vícios de lado, é careta, “está deixando de curtir a vida”. Tudo está invertido, os valores trocados. O certo é o errado e o errado é regra!

Poucos são os que lutam ou tentam fazer algo para melhorar esse país. Temos os brasileiros e os cidadãos brasileiros. Os primeiros se contentam com um salário de fome, uma cesta básica dada pelo vereador, uma bolsa-família liberada pelo governo, etc... desde que tenham o direito de tomar uma cervejinha e “queimar uma carne” no final de semana. “Ah, sim, não dá pra viver sem a novela depois de um dia de trabalho duro”.

Não há um compromisso com o coletivo, nem um interesse de comprometimento para mudar as coisas.
Já os cidadãos brasileiros são a minoria. Conhecem e se interessam por política, sabem o que deve ser feito, votam conscientemente, mas ainda são poucos. O barulho que fazem não incomoda os ouvidos de quem manda e desmanda neste país, dos que fazem o que querem com o dinheiro público.

E assim continuamos (sobre) vivendo: um novo escândalo encobre outro que já esquecemos, outro crime hediondo dá lugar à chacina de ontem, outra CPI é instaurada para que esqueçamos daquela da semana passada...
O tempo urge! Ser só brasileiro não adianta, ser só crente não dá mais! Não é isso que Deus quer de nós! Ele espera muito mais de todos os que dizem ser Seus filhos.
Não dá mais para ficar sufocando nossos sonhos de um país melhor e os sonhos de Deus de um povo melhor.

Você está preparado para ser um cidadão brasileiro? Você quer ser cristão?

Marcos Alexandre
2/9/2007


Nenhum comentário:

Postar um comentário