Recebi o e-mail abaixo, da irmã Danny Marcamp, da Igreja Batista Central da Barra da Tijuca, e resolvi, com a autorização da mesma, publicá-lo aqui no Blog.
Leia com a devida atenção, pois a situação é de gravidade.
O quadro é desolador.
“Queridos Amigos,
Diante do caos instalado em nosso Estado após as chuvas de março/abril, resolvi escrever-lhes para comunicar que a situação é bem mais feia do que parece.
Os noticiários não estão podendo mostrar a verdade nua e crua.
Talvez para não causar um pânico geral pela cidade.
Como vários de vocês sabem, sou Cristã e a Igreja onde congrego (Igreja Batista Central da Barra da Tijuca – Pr. Josué Valandro Jr.) tem enviado voluntários aos locais mais atingidos pelas águas. Nossos Jovens e adolescentes estão empenhados em Salvar Vidas se dedicando em levar aconchego a esse povo.
No último domingo, dia 09, estiveram no morro do Bumba, em Niterói, e voltaram impressionados com as mais diversas situações que encontraram por lá.
O estado de miséria está instalado. São incontáveis pessoas desabrigadas. Crianças órfãs que choram sem parar por seus pais desaparecidos. Encontram-se nos braços de pessoas estranhas e por não estarem acostumados distantes de seus pais, estão em sofrimento contínuo. Passando por muita necessidade.
Faltam- lhes brinquedos, fraldas, leite e complementos tais como achocolatados, maisena, cremogema, mucilon, comidas em potinhos para os bebês, açúcar, biscoitos, farinha láctea, roupas em tamanhos variados, cobertores colchonetes, água mineral.
Enfim, estão passando fome, frio e carentes de nosso amor e atenção.
Os adultos da mesma forma, perderam seus documentos, roupas, casas, eletrodomésticos, e os mais importantes, filhos e dignidade.
Estão, da mesma forma que as crianças, precisando de alimentos não perecíveis – arroz, feijão, macarrão, açúcar, leite, enlatados, farinha, achocolatado, água mineral.
Existe uma necessidade enorme de material de limpeza – vassouras, rodos, pás de lixo, panos de chão, sabão em pó, água sanitária, sabão em barra, sacos de lixo, cordas, pregadores de roupas. É preciso recomeçar e retirar todo o lixo e entulho que ficaram pelo meio do caminho.
Grande número de pessoas está dormindo no chão por faltas de colchonetes, travesseiros e roupas de cama – lençol, fronha, cobertores.
Material de higiene pessoal – pasta-de-dente, escova de dente, sabonete, shampoo, pentes, escovas, papel higiênico, toalhas de rosto e banho.
Roupas diversas e, principalmente roupas íntimas, em diversos tamanhos.
Diante de tanto desespero, ontem, durante a pregação, nossos Pastores Emerson Pinheiro e sua esposa, Fernanda Brum, lançaram uma campanha de ajuda àqueles que vivem tal caos.
Estaremos recolhendo nas próximas semanas todo este material citado acima para levarmos aos locais atingidos.
Todas as quartas às 19h30min e aos domingos às 10h45min e às 19h00min, durante os Cultos, vários cantores Gospel – Eyshila, Fernanda Brum, Ana Paula Valadão, André Valadão, Emerson Pinheiro, Arianne, Willian Nascimento, Aline Barros – estarão se apresentando na IBC- Barra em prol desta causa. Estão envolvidos pessoalmente no projeto. As apresentações serão gratuitas para a arrecadação das doações. Cada dia haverá a apresentação de um, ou dois.
Por isso resolvi lhes escrever para lhes mostrar a realidade, na esperança que Deus toque seu coração e diante de sua vontade em colaborar, possamos gerar milagres.
Sua ajuda é fundamental nesta hora e me coloco à sua disposição, no que for preciso, para que este projeto se realize.
Caso queiram participar mais ativamente conosco, teremos enorme felicidade em lhes receber que quem sabe, termos sua companhia para entregarmos os resultados nos locais determinados e juntos, levarmos amor aos corações que precisam.
Como disse a Pastora Fernanda, ontem:
“Não adianta enchermos as barriguinhas, se não enchermos os corações!”
Se cada um de nós fizer sua parte, quem sabe poderemos amenizar o sofrimento do nosso semelhante.
Tenha certeza de que Deus se agradará muito por sua misericórdia e compaixão.
Aos que não tiverem como entregar as doações, tentarei arrumar meios de coletar sua parte.
Basta que façamos com cada item acima uma cesta.
Se cada um conseguir formar uma, já serão várias e Deus te restituirá setenta vezes sete mais.
Caso queiram fazer doações em dinheiro, me liguem e verei de que forma posso ajudar, fornecendo uma conta para depósito.
Obrigado, por sua atenção.
Conto com vocês.
Beijos enormes em seus corações,
Danny Marcamp.
A Igreja Batista Central da Barra fica na Rua José Eira Pinheiro, 107 (próximo ao Ribalta), Cond. Rio Mar – Barra da Tijuca
Tel: (21)3325-9000/ 3328-5851
www.ibcbarra.com.br ( email: secretaria@ibcbarra.com.br )”
A Junta de Missões Nacionais está coordenando o envio de ajuda financeira à Convenção Batista Fluminense para apoio a famílias de comunidades em Niterói e São Gonçalo. A Junta também está presente no Morro da Mangueira.
A Juventude Batista Mineira, através do projeto Geração Compromisso, está orgainzando ajuda para o Morro do Borel em parceria com a JOCUM.
Como colaborar:
Depósito na conta corrente do fundo de solidariedade SOS BRASIL:
JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS; BRADESCO: Agência 0226-7; Conta corrente: 95.545-0
O dinheiro depositado será utilizado para a aquisição dos itens de maior necessidade.
Pontos de coleta de donativos (alimentos não perecíveis, produtos de limpeza, fraldas para crianças, produtos de uso pessoal, colchonetes, roupa de cama e banho, cobertor):
Morro da Mangueira: Missão na Sinimbú (Rua Sinimbú, 710 - Casarão - Mangueira), antes entre em contato através do número (21) 8447-4993, por questões de logística.
Convenção Batista Fluminense, Rua Visconde de Moraes, 231 - Ingá - Niterói - RJ. Tel. 21-26201515
Primeira Igreja Batista do Alcântara, Rua Raul Veiga, nº 330 - Alcantara - São Gonçalo - RJ. Contato: Pr. Felipe Silva/ Felipe dos Anjos - Tel. (21) 3715-0878 | 9412-1229 | 3606-9360
Primeira Igreja Batista de Inoã, Rua das Pitangueiras Lt,14 - Qd, Inoã - Maricá- RJ. Contato: Pr. Robert Valente - Tel.: 21-9201-2073 e/ou irmão Luis Carlos Kik - 21-2636-6497
No Borel: Jovens Com Uma Missão, Rua São Miguel 500, (complemento Est. Da independência 102) Tijuca CEP: 20530-420. Telefone (21) 2298-3916. [Para maiores esclarecimentos sobre o Borel, entre em contato com jubam@jubam.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , Tel: (31) 3429-2013; Cel: (31) 9241-6725 - Paulinho Alves]
No Borel o mais importante no momento são colchonetes, roupa de cama e banho, e cobertor.
Apelo da Convenção Batista Fluminense:
Em decorrência das copiosas chuvas que atingiram, de uma forma tão drástica, os municípios de Niterói, São Gonçalo e outros, sem tantas conseqüências funestas, apelamos, mais uma vez, aos sentimentos humanitários, fraternos, de nossos líderes e Igrejas, no sentido de minimizar os sofrimentos de muitos que vivem momentos de dor, abatimento, desespero, pela perda de pessoas queridas e bens patrimoniais. Só o Senhor pode consolar de uma forma extraordinária os corações enlutados, contudo, somos instrumentos que, usados por Deus, podemos ser canais de bênçãos através de palavras e ações. Devemos orar e agir para que isso possa acontecer. As Igrejas estão se mobilizando, juntamente com as autoridades dos municípios, no sentido de acolher milhares de pessoas desabrigadas, com a perda de suas casas. Assim, apelamos aos corações generosos que participem dessa campanha doando: alimentos não perecíveis, material de higiene (creme dental, papel higiênico, sabonete), água mineral, roupas, material para primeiros socorros (gaze, algodão, mercúrio, merthiolate, soro fisiológico, medicamentos anti-térmico (paracetamol, dipirona), colchonete, cobertor, lençol.
------------------------------ -------------------------
O restante desta página é direcionado a recursos para auxiliar igrejas na sua prática de Ação Social cotidiana.
Na coluna à direita (ou abaixo, dependendo do seu navegador) temos links para textos, reflexões, modelos, depoimentos, livros, organizações e assessorias. Não importa se você está iniciando, ou há muitos anos trabalhando em Ação Social, tem algo para você. Fique surfando à vontade.
Caso não encontre o que está procurando, mande um email com uma pergunta específica para acaosocial@batistas.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
Estamos adicionando material pouco a pouco, então volte logo para ver as novidades.
Se quiser fazer parte da Rede Batista de Ação Social (REBAS), para trocar experiências e informações com outras pessoas trabalhando em Ação Social, envie um email para rebas@grupos.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e peça a inclusão do seu nome no grupo.
Além disso, se você é responsável por alguma instituição batista de Ação Social que ainda não foi cadastrada no Cadastro de Entidades Batistas de Ação Social, clique aqui para preencher o formulário, o que garantirá o cadastro da sua organização.
Mark Greenwood
Diretor do Departamento de Ação Social