sábado, 24 de abril de 2010

O PROPÓSITO DE DEUS PARA SALVAR O HOMEM

Você já teve alguma experiência religiosa, acredita em Deus, em Jesus, na Bíblia, chegou a ter certeza da vida eterna e que vai para o céu quando morrer? Eu sei que tenho a vida eterna e vou para o céu quando morrer. A bíblia diz em 1 João 5.13 “Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna”.


Imagine o dia quando estaremos frente a frente com Deus e Deus perguntar por que devo deixá-lo entrar no meu céu? O que diria a Deus?

Deus tem um propósito para cada pessoa. A bíblia nos diz em João 3.16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.


I – O PROPÓSITO DE DEUS
O propósito de Deus é que tenhamos a vida eterna.
a) Deus oferece a vida eterna graciosamente - Romanos 6.23b:"...o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor."


b) Todos, sem distinção podem receber a vida eterna - Atos 10.34: "...Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;"


c) Jesus garante segurança a quem recebe a vida eterna - João 10.28: "Eu llhes dou a vida eterna; elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de minha mão."


Embora este seja o propósito do Criador, o pecado separa o homem de Deus nesta vida e na eternidade.


II – O PECADO DO HOMEM



O pecado impede que o propósito de Deus se cumpra em nossas vidas.


a) O homem é pecador por natureza e por escolha - Romanos 3.23: "com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus"


b) O homem é incapaz para salvar-se - Efésios 2.8, 9: "Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus. Não provém das obras, para que ninguém se glorie."


c) As consequências do pecado são atuais e eternas - Romanos 6.23a: "Porque o salário do pecado é a morte..."


Apesar do pecado, Deus nos ama e providenciou um meio para nos dar a vida eterna.


III – A PROVIDÊNCIA DE DEUS


Deus usou seu amor para tomar as providências e cumprir o seu propósito de nos dar a vida eterna que está em Cristo Jesus. 1 João 5.11: "E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho."


a) Embora Deus seja Justo e tenha que punir cada pecado - Atos 17.31a: "Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou..."


c) Embora Deus seja Santo e Justo ele também é Amor - Romanos 5.8: "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores."


Agora cada pessoa precisa tomar a decisão de receber o propósito de Deus para sua vida (João 1.12: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome"). Como?


IV – A RESPOSTA DO HOMEM
O homem precisa decidir receber ou não este propósito.


a) Arrependendo-se e abandonando o seu pecado - Atos 3.19: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor"


b) Confiando total e unicamente em Jesus - Atos 16.31a: "...Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo..."


*Quando você vai à casa de alguém e senta-se em uma cadeira, ou poltrona, ou sofá, pergunta ao dono da casa se o objeto em que irá sentar é seguro? Ninguém faz isso! Você simplesmente confia e senta-se porque sabe que estará seguro, pois a pessoa que o convidou te transmite essa confiança.


Eu estou te convidando para conhecer O Filho de Deus, você irá fazer alguma pergunta se realmente é seguro confiar nesse convite? Se você confia em uma cadeira, poltrona ou sofá porque não confiar em Jesus. Ele está te esperando para que você relaxe em Seus braços e descanse.


c) Confessando publicamente a Jesus como Senhor e Salvador - Romanos 10.9, 10: "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação."


Como evidência de que recebemos o propósito da vida eterna, que Deus nos oferece em Cristo Jesus, nos identificamos com Jesus no batismo, na comunhão com sua igreja e no testemunho.


Isso tudo faz sentido para você?


Há algum motivo porque você não quer receber o dom gratuito da vida eterna que Deus lhe oferece?


Você quer abandonar seu pecado e depositar sua fé em Jesus, neste momento?


PARA RECEBER A JESUS, VOCÊ DEVE:
1. Arrepender-se de seus pecados
2. Depositar sua fé em Jesus
3. Tornar Jesus o Senhor da sua vida


Se você chegou até aqui confiando em Deus e querendo receber Jesus em sua vida faça agora uma oração (oração é algo mais simples que muitos pensam, orar é falar com Deus, simples assim; e você pode fazer isso a qualquer hora, em qualquer situação, não precisa nem fechar os olhos ou abrir a boca, basta se comunicar em pensamento com seu Criador).


Se você realmente quer que o Senhor lhe conceda vida eterna, diga-lhe em voz alta: "Meu Deus e meu Pai, reconheço que sou pecador e que o Senhor enviou o Seu Filho para morrer na cruz pelos meus pecados. Eu recebo a Jesus como o meu único e suficiente salvador e é em nome de Jesus que eu oro. Amém."


“Porque todo aquele que invoca o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10.13)


Bem-vindo à Família de Deus. Você acabou de fazer a decisão mais importante de sua vida. Pode estar certo de que está salvo e que tem a vida eterna.


Receber a Jesus em sua vida é só o início de uma experiência maravilhosa. Procure uma igreja evangélica que pregue a Palavra de Deus mais próxima de sua casa para que você tenha a certeza da vida eterna, e como pode crescer espiritualmente.


Se tiver alguma dúvida, terei prazer em ajudá-lo.
Marcos Alexandre (Tel.: 98386 3057)
Membro da Primeira Igreja Batista em Éden (São João de Meriti, Rio de Janeiro)
Tel.: 2756 0709


E que Deus te abençoe!

Este texto foi adaptado a partir de uma Apostila de Evangelismo elaborada pelo Pr. Arildo Borges Xavier (Primeira Igreja Batista em Éden)

Nenhum comentário:

Postar um comentário