sábado, 24 de abril de 2010

O PROPÓSITO DE DEUS PARA SALVAR O HOMEM

Você já teve alguma experiência religiosa, acredita em Deus, em Jesus, na Bíblia, chegou a ter certeza da vida eterna e que vai para o céu quando morrer? Eu sei que tenho a vida eterna e vou para o céu quando morrer. A bíblia diz em 1 João 5.13 “Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna”.


Imagine o dia quando estaremos frente a frente com Deus e Deus perguntar por que devo deixá-lo entrar no meu céu? O que diria a Deus?

Deus tem um propósito para cada pessoa. A bíblia nos diz em João 3.16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.


I – O PROPÓSITO DE DEUS
O propósito de Deus é que tenhamos a vida eterna.
a) Deus oferece a vida eterna graciosamente - Romanos 6.23b:"...o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor."


b) Todos, sem distinção podem receber a vida eterna - Atos 10.34: "...Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;"


c) Jesus garante segurança a quem recebe a vida eterna - João 10.28: "Eu llhes dou a vida eterna; elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de minha mão."


Embora este seja o propósito do Criador, o pecado separa o homem de Deus nesta vida e na eternidade.


II – O PECADO DO HOMEM



O pecado impede que o propósito de Deus se cumpra em nossas vidas.


a) O homem é pecador por natureza e por escolha - Romanos 3.23: "com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus"


b) O homem é incapaz para salvar-se - Efésios 2.8, 9: "Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus. Não provém das obras, para que ninguém se glorie."


c) As consequências do pecado são atuais e eternas - Romanos 6.23a: "Porque o salário do pecado é a morte..."


Apesar do pecado, Deus nos ama e providenciou um meio para nos dar a vida eterna.


III – A PROVIDÊNCIA DE DEUS


Deus usou seu amor para tomar as providências e cumprir o seu propósito de nos dar a vida eterna que está em Cristo Jesus. 1 João 5.11: "E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho."


a) Embora Deus seja Justo e tenha que punir cada pecado - Atos 17.31a: "Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou..."


c) Embora Deus seja Santo e Justo ele também é Amor - Romanos 5.8: "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores."


Agora cada pessoa precisa tomar a decisão de receber o propósito de Deus para sua vida (João 1.12: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome"). Como?


IV – A RESPOSTA DO HOMEM
O homem precisa decidir receber ou não este propósito.


a) Arrependendo-se e abandonando o seu pecado - Atos 3.19: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor"


b) Confiando total e unicamente em Jesus - Atos 16.31a: "...Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo..."


*Quando você vai à casa de alguém e senta-se em uma cadeira, ou poltrona, ou sofá, pergunta ao dono da casa se o objeto em que irá sentar é seguro? Ninguém faz isso! Você simplesmente confia e senta-se porque sabe que estará seguro, pois a pessoa que o convidou te transmite essa confiança.


Eu estou te convidando para conhecer O Filho de Deus, você irá fazer alguma pergunta se realmente é seguro confiar nesse convite? Se você confia em uma cadeira, poltrona ou sofá porque não confiar em Jesus. Ele está te esperando para que você relaxe em Seus braços e descanse.


c) Confessando publicamente a Jesus como Senhor e Salvador - Romanos 10.9, 10: "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação."


Como evidência de que recebemos o propósito da vida eterna, que Deus nos oferece em Cristo Jesus, nos identificamos com Jesus no batismo, na comunhão com sua igreja e no testemunho.


Isso tudo faz sentido para você?


Há algum motivo porque você não quer receber o dom gratuito da vida eterna que Deus lhe oferece?


Você quer abandonar seu pecado e depositar sua fé em Jesus, neste momento?


PARA RECEBER A JESUS, VOCÊ DEVE:
1. Arrepender-se de seus pecados
2. Depositar sua fé em Jesus
3. Tornar Jesus o Senhor da sua vida


Se você chegou até aqui confiando em Deus e querendo receber Jesus em sua vida faça agora uma oração (oração é algo mais simples que muitos pensam, orar é falar com Deus, simples assim; e você pode fazer isso a qualquer hora, em qualquer situação, não precisa nem fechar os olhos ou abrir a boca, basta se comunicar em pensamento com seu Criador).


Se você realmente quer que o Senhor lhe conceda vida eterna, diga-lhe em voz alta: "Meu Deus e meu Pai, reconheço que sou pecador e que o Senhor enviou o Seu Filho para morrer na cruz pelos meus pecados. Eu recebo a Jesus como o meu único e suficiente salvador e é em nome de Jesus que eu oro. Amém."


“Porque todo aquele que invoca o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10.13)


Bem-vindo à Família de Deus. Você acabou de fazer a decisão mais importante de sua vida. Pode estar certo de que está salvo e que tem a vida eterna.


Receber a Jesus em sua vida é só o início de uma experiência maravilhosa. Procure uma igreja evangélica que pregue a Palavra de Deus mais próxima de sua casa para que você tenha a certeza da vida eterna, e como pode crescer espiritualmente.


Se tiver alguma dúvida, terei prazer em ajudá-lo.
Marcos Alexandre (Tel.: 98386 3057)
Membro da Primeira Igreja Batista em Éden (São João de Meriti, Rio de Janeiro)
Tel.: 2756 0709


E que Deus te abençoe!

Este texto foi adaptado a partir de uma Apostila de Evangelismo elaborada pelo Pr. Arildo Borges Xavier (Primeira Igreja Batista em Éden)

quarta-feira, 21 de abril de 2010

A Escolha de Sofia


"O maior castigo para aqueles que não se interessam por política, é que serão governados pelos que se interessam." -Arnold Toynbee

Para quem não sabe, a escolha de Sofia é a história de uma mãe judia no campo de concentração nazista de Auschwitz, que é forçada por um soldado alemão a escolher entre o filho e a filha qual será executado e qual será poupado. Se ela se recusasse a escolher, os dois seriam mortos. Ela escolhe o menino, que é mais forte e tem mais chances de sobreviver, porém nunca mais tem notícias dele. A questão é tão terrível que o título se converteu em sinônimo de decisão quase impossível de ser tomada.
Rodrigo Constantino 17/12/2009
                 Serra ou Dilma? A Escolha de Sofia
                                                                                                                  “Tudo que é preciso para o triunfo do mal é que as pessoas de bem nada façam.” (Edmund Burke)

 Agora é praticamente oficial: José Serra e Dilma
Rousseff são as duas opções viáveis nas próximas eleições. Em quem votar? Esse é um artigo que eu não gostaria de ter que escrever, mas me sinto na
obrigação de fazê-lo.
Os antigos atenienses tinham razão ao dizerem que assumir qualquer lado é melhor do que não assumir nenhum?”
Mas existem momentos tão delicados e extremos, onde o que resta das liberdades individuais está pendurado por um fio, que talvez essa postura idealista e de longo prazo não seja razoável. Será que não valeria a pena ter fechado o nariz e eliminado o Partido dos Trabalhadores Nacional-Socialista em 1933 na Alemanha, antes que Hitler pudesse chegar ao poder? Será que o fim de eliminar Hugo Chávez justificaria o meio deplorável de eleger um candidato horrível, mas menos louco e autoritário? São questões filosóficas complexas.
Confesso ficar angustiado quando penso nisso.

Voltando à realidade brasileira, temos um verdadeiro monopólio da esquerda na política nacional. PT e PSDB cada vez mais se parecem.  Mas existem algumas diferenças importantes também. O PT tem mais ranço ideológico, mais sede pelo poder absoluto, mais disposição para adotar quaisquer meios – os mais abjetos – para tal meta. O PSDB parece ter mais limites éticos quanto a isso. O PT associou-se aos mais nefastos ditadores, defende abertamente grupos terroristas, carrega em seu âmago o DNA socialista. O PSDB não chega a tanto.

Além disso, há um fator relevante de curto prazo: o
governo Lula aparelhou a máquina estatal toda, desde os três poderes, passando pelo Itamaraty, STF, Polícia Federal, as ONGs, as estatais, as agências reguladoras, tudo! O projeto de poder do PT é aquele seguido por Chávez na Venezuela, Evo Morales na Bolívia, Rafael Correa no Equador, enfim, todos os comparsas do Foro de São Paulo . Se o avanço rumo ao socialismo não foi maior no Brasil, isso se deve aos freios institucionais, mais sólidos aqui, e não ao desejo do próprio governo. A simbiose entre Estado e governo na gestão Lula foi enorme. O estrago será duradouro.
Mas quanto antes for abortado, melhor será: haverá menos sofrimento no processo de ajuste.

Justamente por isso acredito que os liberais devem olhar para este aspecto fundamental, e ignorar um pouco as semelhanças entre Serra e Dilma. Uma continuação da gestão petista através de Dilma é um tiro certo rumo ao pior. Dilma é tão autoritária ou mais que Serra, com o agravante de ter sido uma terrorista na juventude comunista, lutando não contra a ditadura, mas sim por outra ainda pior, aquela existente em Cuba ainda hoje. Ela nunca se arrependeu de seu passado vergonhoso; pelo contrário, sente orgulho. Seu grupo Colina planejou diversos assaltos. Como anular o voto sabendo que esta senhora poderá ser nossa próxima presidente?!
Como virar a cara sabendo que isso pode significar passos mais acelerados em direção ao socialismo “bolivariano”?
Entendo que para os defensores da liberdade individual, escolher entre Dilma e Serra é como uma escolha de Sofia.Anular o voto, desta vez, pode significar o triunfo definitivo do mal. Em vez de soco na cara ou no estômago, podemos acabar com um tiro na nuca.
Dito isso, assumo que votarei em Serra, Meu voto é anti-PT acima de qualquer coisa. Meu voto é contra o Lula, contra o Chávez, que já declarou abertamente apoio a Dilma. Meu voto não é a favor de Serra. E, no dia seguinte da eleição, já serei um crítico tão duro ao governo Serra como sou hoje ao governo Lula. Mas, antes é preciso retirar a corja que está no poder. Antes é preciso desarmar a quadrilha que tomou conta de Brasília.  Só o desaparelhamento de petistas do Estado já seria um ganho para a liberdade, ainda que momentâneo.
 
Respeito meus colegas liberais que discordam de mim e pretendem anular o voto. Mas espero ter sido convicente de que o momento pede um pacto temporário com a barbárie, como única chance de salvar o que resta da civilização - o que não é muito.

"A chave misteriosa das desgraças que nos afligem, é esta e só esta: a
ignorância popular, mãe da servilidade e da miséria." -Rui Barbosa-

"Uma nação que confia em seus direitos, em vez de confiar em seus soldados,
engana-se a si mesma e prepara a sua própria queda."  -Rui Barbosa
Enquanto isso...

quinta-feira, 15 de abril de 2010

RIO 2010

Catástrofe no Rio. Diante do quadro desolador, é URGENTE a ajuda …

15 abril, 2010
por Paulo Teixeira
http://holofote.net/

Recebi o e-mail abaixo, da irmã Danny Marcamp, da Igreja Batista Central da Barra da Tijuca, e resolvi, com a autorização da mesma, publicá-lo aqui no Blog.
Leia com a devida atenção, pois a situação é de gravidade.
O quadro é desolador.
“Queridos Amigos,
Diante do caos instalado em nosso Estado após as chuvas de março/abril, resolvi escrever-lhes para comunicar que a situação é bem mais feia do que parece.
Os noticiários não estão podendo mostrar a verdade nua e crua.
Talvez para não causar um pânico geral pela cidade.
Como vários de vocês sabem, sou Cristã e a Igreja onde congrego (Igreja Batista Central da Barra da Tijuca – Pr. Josué Valandro Jr.) tem enviado voluntários aos locais mais atingidos pelas águas. Nossos Jovens e adolescentes estão empenhados em Salvar Vidas se dedicando em levar aconchego a esse povo.
No último domingo, dia 09, estiveram no morro do Bumba, em Niterói, e voltaram impressionados com as mais diversas situações que encontraram por lá.
O estado de miséria está instalado. São incontáveis pessoas desabrigadas. Crianças órfãs que choram sem parar por seus pais desaparecidos. Encontram-se nos braços de pessoas estranhas e por não estarem acostumados distantes de seus pais, estão em sofrimento contínuo. Passando por muita necessidade.
Faltam- lhes brinquedos, fraldas, leite e complementos tais como achocolatados, maisena, cremogema, mucilon, comidas em potinhos para os bebês, açúcar, biscoitos, farinha láctea, roupas em tamanhos variados, cobertores colchonetes, água mineral.
Enfim, estão passando fome, frio e carentes de nosso amor e atenção.
Os adultos da mesma forma, perderam seus documentos, roupas, casas, eletrodomésticos, e os mais importantes, filhos e dignidade.
Estão, da mesma forma que as crianças, precisando de alimentos não perecíveis – arroz, feijão, macarrão, açúcar, leite, enlatados, farinha, achocolatado, água mineral.
Existe uma necessidade enorme de material de limpeza – vassouras, rodos, pás de lixo, panos de chão, sabão em pó, água sanitária, sabão em barra, sacos de lixo, cordas, pregadores de roupas. É preciso recomeçar e retirar todo o lixo e entulho que ficaram pelo meio do caminho.
Grande número de pessoas está dormindo no chão por faltas de colchonetes, travesseiros e roupas de cama – lençol, fronha, cobertores.
Material de higiene pessoal – pasta-de-dente, escova de dente, sabonete, shampoo, pentes, escovas, papel higiênico, toalhas de rosto e banho.
Roupas diversas e, principalmente roupas íntimas, em diversos tamanhos.
Diante de tanto desespero, ontem, durante a pregação, nossos Pastores Emerson Pinheiro e sua esposa, Fernanda Brum, lançaram uma campanha de ajuda àqueles que vivem tal caos.
Estaremos recolhendo nas próximas semanas todo este material citado acima para levarmos aos locais atingidos.
Todas as quartas às 19h30min e aos domingos às 10h45min e às 19h00min, durante os Cultos, vários cantores Gospel – Eyshila, Fernanda Brum, Ana Paula Valadão, André Valadão, Emerson Pinheiro, Arianne, Willian Nascimento, Aline Barros – estarão se apresentando na IBC- Barra em prol desta causa. Estão envolvidos pessoalmente no projeto. As apresentações serão gratuitas para a arrecadação das doações. Cada dia haverá a apresentação de um, ou dois.
Por isso resolvi lhes escrever para lhes mostrar a realidade, na esperança que Deus toque seu coração e diante de sua vontade em colaborar, possamos gerar milagres.
Sua ajuda é fundamental nesta hora e me coloco à sua disposição, no que for preciso, para que este projeto se realize.
Caso queiram participar mais ativamente conosco, teremos enorme felicidade em lhes receber que quem sabe, termos sua companhia para entregarmos os resultados nos locais determinados e juntos, levarmos amor aos corações que precisam.
Como disse a Pastora Fernanda, ontem:
“Não adianta enchermos as barriguinhas, se não enchermos os corações!”
Se cada um de nós fizer sua parte, quem sabe poderemos amenizar o sofrimento do nosso semelhante.
Tenha certeza de que Deus se agradará muito por sua misericórdia e compaixão.
Aos que não tiverem como entregar as doações, tentarei arrumar meios de coletar sua parte.
Basta que façamos com cada item acima uma cesta.
Se cada um conseguir formar uma, já serão várias e Deus te restituirá setenta vezes sete mais.
Caso queiram fazer doações em dinheiro, me liguem e verei de que forma posso ajudar, fornecendo uma conta para depósito.
Obrigado, por sua atenção.
Conto com vocês.
Beijos enormes em seus corações,
Danny Marcamp.
A Igreja Batista Central da Barra fica na Rua José Eira Pinheiro, 107 (próximo ao Ribalta), Cond. Rio Mar – Barra da Tijuca
Tel: (21)3325-9000/ 3328-5851
www.ibcbarra.com.br ( email: secretaria@ibcbarra.com.br )”

Faça parte da campanha de auxílio para os desabrigados do estado do Rio de Janeiro

A Junta de Missões Nacionais está coordenando o envio de ajuda financeira à Convenção Batista Fluminense para apoio a famílias de comunidades em Niterói e São Gonçalo. A Junta também está presente no Morro da Mangueira.

A Juventude Batista Mineira, através do projeto Geração Compromisso, está orgainzando ajuda para o Morro do Borel em parceria com a JOCUM.

Como colaborar:

Depósito na conta corrente do fundo de solidariedade SOS BRASIL:
JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS; BRADESCO: Agência 0226-7;  Conta corrente: 95.545-0
O dinheiro depositado será utilizado para a aquisição dos itens de maior necessidade.

Pontos de coleta de donativos (alimentos não perecíveis, produtos de limpeza, fraldas para crianças, produtos de uso pessoal, colchonetes, roupa de cama e banho, cobertor):
     
Morro da Mangueira: Missão na Sinimbú (Rua Sinimbú, 710 - Casarão - Mangueira), antes entre em contato através do número (21) 8447-4993, por questões de logística.

Convenção Batista Fluminense, Rua Visconde de Moraes, 231 - Ingá - Niterói - RJ. Tel. 21-26201515

Primeira Igreja Batista do Alcântara, Rua Raul Veiga, nº  330 -  Alcantara - São Gonçalo - RJ. Contato: Pr. Felipe Silva/ Felipe dos Anjos - Tel. (21) 3715-0878 | 9412-1229 | 3606-9360

Primeira Igreja Batista de Inoã, Rua das Pitangueiras Lt,14 - Qd, Inoã - Maricá- RJ. Contato: Pr. Robert Valente  - Tel.: 21-9201-2073 e/ou irmão Luis Carlos Kik - 21-2636-6497

No Borel: Jovens Com Uma Missão, Rua São Miguel 500, (complemento Est. Da independência 102) Tijuca CEP: 20530-420. Telefone (21) 2298-3916. [Para maiores esclarecimentos sobre o Borel, entre em contato com jubam@jubam.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , Tel: (31) 3429-2013; Cel: (31) 9241-6725 - Paulinho Alves]
No Borel o mais importante no momento são colchonetes, roupa de cama e banho, e cobertor. 

Apelo da Convenção Batista Fluminense:
Em decorrência das copiosas chuvas que atingiram, de uma forma tão drástica, os municípios de Niterói, São Gonçalo  e outros, sem tantas conseqüências funestas, apelamos, mais uma vez, aos sentimentos humanitários, fraternos, de nossos líderes e Igrejas, no sentido de minimizar os sofrimentos de muitos que vivem momentos de dor, abatimento, desespero, pela perda de pessoas queridas e bens patrimoniais. Só o Senhor pode consolar de uma forma extraordinária os corações enlutados, contudo, somos instrumentos que, usados por Deus, podemos ser canais de bênçãos através de palavras e ações. Devemos orar e agir  para que isso possa acontecer.  As Igrejas estão se mobilizando, juntamente com as autoridades dos municípios, no sentido de acolher  milhares de  pessoas  desabrigadas, com a perda de suas casas. Assim, apelamos aos corações generosos que participem dessa campanha doando: alimentos não perecíveis, material de higiene (creme dental, papel higiênico, sabonete), água mineral, roupas, material para primeiros socorros (gaze, algodão, mercúrio, merthiolate, soro fisiológico, medicamentos anti-térmico  (paracetamol, dipirona), colchonete, cobertor, lençol.
-------------------------------------------------------
O restante desta página é direcionado a recursos para auxiliar igrejas na sua prática de Ação Social cotidiana.
Na coluna à direita (ou abaixo, dependendo do seu navegador) temos links para textos, reflexões, modelos, depoimentos, livros, organizações e assessorias. Não importa se você está iniciando, ou há muitos anos trabalhando em Ação Social, tem algo para você. Fique surfando à vontade.
Caso não encontre o que está procurando, mande um email com uma pergunta específica para acaosocial@batistas.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
Estamos adicionando material pouco a pouco, então volte logo para ver as novidades.
Se quiser fazer parte da Rede Batista de Ação Social (REBAS), para trocar experiências e informações com outras pessoas trabalhando em Ação Social, envie um email para rebas@grupos.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e peça a inclusão do seu nome no grupo.
Além disso, se você é responsável por alguma instituição batista de Ação Social que ainda não foi cadastrada no Cadastro de Entidades Batistas de Ação Social, clique aqui para preencher o formulário, o que garantirá o cadastro da sua organização.

Mark Greenwood
Diretor do Departamento de Ação Social