Não obtive muitas informações a respeito do Neimar, se alguém souber por onde anda ele, entre em contato. O máximo que consegui foi através do Wikipédia:
Neimar de Barros era um conhecido produtor de televisão da equipe de Silvio Santos, quando, na década de 70, se tornou famoso também como escritor de livros religiosos e pregador, após ter participado de um encontro religioso. Ele deixou o trabalho na TV e, junto com outras pessoas do meio artístico, criou um instituto de missionários leigos católicos que faziam palestras em todo o País. Seus livros - que misturam reflexões e poemas - tiveram grande aceitação, principalmente o best-seller "Deus Negro". Suas palestras lotavam ginásios de esportes. Seu trabalho teve tanto destaque que ele chegou a ser capa da revista Família Cristã, a maior publicação católica do Brasil, editada pela editora Paulinas. Em 1986, entretanto, Neimar concedeu uma entrevista bombástica à revista Veja, revelando que sua conversão teria sido uma farsa. Ele contou ter sido contratado por uma loja maçônica internacional para se infiltrar na Igreja Católica e repassar informações sobre a conduta de religiosos. Depois disso, Neimar escreveu dois livros contando toda sua história e reapareceu tempos depois na equipe de Silvio Santos, trabalhando novamente como produtor.
Como a wikipédia não é muito confiável, fico com o depoimento de um pastor que me relatou o seguinte: Este poema, DEUS NEGRO, de Neimar de Barros, fez muito sucesso na década de 70, no meio evangélico. Quem diria - um ateu convertido ao catolicismo fazendo sucesso entre os evangélicos ! É um lindo poema e de uma verdade inquestionável. Quem dera, hoje, nós, os crentes, aplicássemos essas verdades (não discriminar, não menosprezar, acolher, amar... ) em nossas vidas.
I Tessalonicenses 5.21: Examinai tudo. Retende o bem. Esse texto pode ser aplicado a essa situação?
Já na introdução do livro Neimar de Barros mostra suas cartas:
Este livro não é psicografado. Quando eu quis publicar meu primeiro livro, recebi propostas verdadeiramente indecorosas.
A que mais me fez ferver o sangue foi aquela em que o cidadão solicitou que eu mudasse de religião e permitisse que ele colocasse, na capa, que o livro havia sido PSICOGRAFADO. Pediu-me para dizer aos leitores que eu era MÉDIUM e recebia um poeta famoso, talvez Castro Alves, Olavo Bilac, Rabindranath Tagore, etc. etc.
Eu disse ao calouro-de demônio que não usaria esse artifício, e ficaria contente se apenas duas pessoas lessem meu livro: minha mãe e minha mulher.
Felizmente, segui meu ideal, fui coerente com minha crença, e milhares e milhares de pessoas puderam ler minha mensagem sem deturpação.
Por isso, aviso: ESTE LIVRO NÃO É PSICOGRAFADO; outros fingem ser a bem do comércio, valendo-se da ignorância popular.
Ao ler todo o livro pela segunda vez, um texto (A DIFERENÇA) me chamou a atenção por se parecer com o artigo que escrevi há um tempo atrás intitulado Guerra ou paz?
A DIFERENÇA
Deus criou o Sol, o homem a lâmpada.
Deus criou a união, o homem a cadeia.
Deus criou a natureza, o homem o plástico.
Deus criou o infinito, o homem o relógio.
Deus criou o espaço, o homem o apartamento.
Deus criou a língua, o homem a opressão.
Deus criou o pássaro, o homemo avião.
Deus criou a paz, o homema arma.
Deus criou a água, o homema Coca.
Deus criou as galáxias, o homem os fogos artificiais.
Deus criou o alimento, o homem a miséria.
Deus criou a caridade, o homem o egoísmo.
Deus criou a terra, o homem a escritura.
Deus criou o som, o homem o palavrão.
Deus criou o átomo, o homem a bomba.
Deus criou a pureza, o homem a pornografia.
Deus criou a célula sada, o homem a degeneração.
Deus criou clorofila, o homem a poluição.
Deus criou o homem, o homem criou o títere.
Mas, pensando bem...
o homem só inventou, misturou,
transformou. Nada criou.
Criar é tirar algo do nada.
Por exemplo: Tirar um BEM...
de você!
É possível achar esse livro em sebos pela internet. Recomendo o Estante Virtual. Pouco mais de 80 páginas de poesia, crítica e reflexão do ser-humano diante de Deus. Se ninguém me processar postarei mais pensamentos de neimar de Barros. Como este pensamento: "Nosso mundo é um manicômio, onde geralmente colocam camisa-deforça nas pessoas que menos necessitam!"
Não consigo imaginar que alguém que tenha escrito textos tão profundos e ricos seja uma fraude, mas não sou tão ingênuo assim para afirmar que a conversão de Neimar de Barros foi verdadeira. Isso é assunto dele com Deus. Cada um que dê conta de si mesmo, antes de se intrometer na vida dos outros.
Romanos 14. 11-13: Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.
De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.
Bip!
já li DEUS NEGRO A MUITOS ANOS, GOSTEI. ELE DA UMA BOFETADA NOS IGNORANTES, INCREDULOS, RACISTAS,EMFIM ENSINA NOS A TIRAR MÀSCARA DA IPOCRISIA E VERMOS A REALIDADE DA VIDA.
ResponderExcluirEsse Livro é na verdade, uma bofetada sem mão. na cara dos arrogantes e prepotentes, fazendo ver que.. a arrogancia e a prepotencia, é um passo para uma queda fragorosaaaa!!!! alem de mostrar a realidade da vida como o internalta acima relata....
ResponderExcluir22 05 2011
Salete Melo Caruaru Pernambuco Brasil
Eu li Este livro pela primeira vez quando eu tinha 15 anos, hoje com 27 anos muitas coisas mudaram, mas uma coisa continua intacta, a verdade nos textos descritos no livro Deus Negro, um livro que veio para conduzir as pessoas a refletir sobre suas açoes para com os outros. A Paz do Senhor seja convosco.
ResponderExcluir