Não obtive muitas informações a respeito do Neimar, se alguém souber por onde anda ele, entre em contato. O máximo que consegui foi através do Wikipédia:
Neimar de Barros era um conhecido produtor de televisão da equipe de Silvio Santos, quando, na década de 70, se tornou famoso também como escritor de livros religiosos e pregador, após ter participado de um encontro religioso. Ele deixou o trabalho na TV e, junto com outras pessoas do meio artístico, criou um instituto de missionários leigos católicos que faziam palestras em todo o País. Seus livros - que misturam reflexões e poemas - tiveram grande aceitação, principalmente o best-seller "Deus Negro". Suas palestras lotavam ginásios de esportes. Seu trabalho teve tanto destaque que ele chegou a ser capa da revista Família Cristã, a maior publicação católica do Brasil, editada pela editora Paulinas. Em 1986, entretanto, Neimar concedeu uma entrevista bombástica à revista Veja, revelando que sua conversão teria sido uma farsa. Ele contou ter sido contratado por uma loja maçônica internacional para se infiltrar na Igreja Católica e repassar informações sobre a conduta de religiosos. Depois disso, Neimar escreveu dois livros contando toda sua história e reapareceu tempos depois na equipe de Silvio Santos, trabalhando novamente como produtor.
Como a wikipédia não é muito confiável, fico com o depoimento de um pastor que me relatou o seguinte: Este poema, DEUS NEGRO, de Neimar de Barros, fez muito sucesso na década de 70, no meio evangélico. Quem diria - um ateu convertido ao catolicismo fazendo sucesso entre os evangélicos ! É um lindo poema e de uma verdade inquestionável. Quem dera, hoje, nós, os crentes, aplicássemos essas verdades (não discriminar, não menosprezar, acolher, amar... ) em nossas vidas.
I Tessalonicenses 5.21: Examinai tudo. Retende o bem. Esse texto pode ser aplicado a essa situação?
Já na introdução do livro Neimar de Barros mostra suas cartas:
Este livro não é psicografado. Quando eu quis publicar meu primeiro livro, recebi propostas verdadeiramente indecorosas.
A que mais me fez ferver o sangue foi aquela em que o cidadão solicitou que eu mudasse de religião e permitisse que ele colocasse, na capa, que o livro havia sido PSICOGRAFADO. Pediu-me para dizer aos leitores que eu era MÉDIUM e recebia um poeta famoso, talvez Castro Alves, Olavo Bilac, Rabindranath Tagore, etc. etc.
Eu disse ao calouro-de demônio que não usaria esse artifício, e ficaria contente se apenas duas pessoas lessem meu livro: minha mãe e minha mulher.
Felizmente, segui meu ideal, fui coerente com minha crença, e milhares e milhares de pessoas puderam ler minha mensagem sem deturpação.
Por isso, aviso: ESTE LIVRO NÃO É PSICOGRAFADO; outros fingem ser a bem do comércio, valendo-se da ignorância popular.
Ao ler todo o livro pela segunda vez, um texto (A DIFERENÇA) me chamou a atenção por se parecer com o artigo que escrevi há um tempo atrás intitulado Guerra ou paz?
A DIFERENÇA
Deus criou o Sol, o homem a lâmpada.
Deus criou a união, o homem a cadeia.
Deus criou a natureza, o homem o plástico.
Deus criou o infinito, o homem o relógio.
Deus criou o espaço, o homem o apartamento.
Deus criou a língua, o homem a opressão.
Deus criou o pássaro, o homemo avião.
Deus criou a paz, o homema arma.
Deus criou a água, o homema Coca.
Deus criou as galáxias, o homem os fogos artificiais.
Deus criou o alimento, o homem a miséria.
Deus criou a caridade, o homem o egoísmo.
Deus criou a terra, o homem a escritura.
Deus criou o som, o homem o palavrão.
Deus criou o átomo, o homem a bomba.
Deus criou a pureza, o homem a pornografia.
Deus criou a célula sada, o homem a degeneração.
Deus criou clorofila, o homem a poluição.
Deus criou o homem, o homem criou o títere.
Mas, pensando bem...
o homem só inventou, misturou,
transformou. Nada criou.
Criar é tirar algo do nada.
Por exemplo: Tirar um BEM...
de você!
É possível achar esse livro em sebos pela internet. Recomendo o Estante Virtual. Pouco mais de 80 páginas de poesia, crítica e reflexão do ser-humano diante de Deus. Se ninguém me processar postarei mais pensamentos de neimar de Barros. Como este pensamento: "Nosso mundo é um manicômio, onde geralmente colocam camisa-deforça nas pessoas que menos necessitam!"
Não consigo imaginar que alguém que tenha escrito textos tão profundos e ricos seja uma fraude, mas não sou tão ingênuo assim para afirmar que a conversão de Neimar de Barros foi verdadeira. Isso é assunto dele com Deus. Cada um que dê conta de si mesmo, antes de se intrometer na vida dos outros.
Romanos 14. 11-13: Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.
De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.
Bip!